No dia 3 de junho, tivemos a honra de participar do III Workshop HIDROBR – Pilhas na Mineração: do Projeto à Operação, realizado no Espaço Vista, em Belo Horizonte. O evento foi promovido pela HIDROBR, em parceria com a RETC Infraestrutura, Reta Engenharia e William Freire Advogados Associados.
A iniciativa reuniu especialistas de diversas áreas para debater os principais desafios relacionados às pilhas de rejeito e de estéril como alternativa às barragens de rejeito, em um cenário que exige soluções multidisciplinares, colaborativas e sustentáveis. Foram abordados temas cruciais como aspectos legais e regulatórios, avaliações ambientais, projeto e operação, além da gestão de riscos.

Evento reuniu especialistas para debater sobre desafios e tendências do setor mineral.
Com a progressiva descaracterização das barragens no país, e especialmente em Minas Gerais, eventos como este se tornam estratégicos para a construção de uma mineração mais segura, eficiente e comprometida com o meio ambiente.
Convidado a participar da mesa técnica sobre “Projeto, Construção e Operação”, o Superintendente de Operações da RETC Infraestrutura Diego Pontes destacou a relevância dessa iniciativa. “Tive a oportunidade de participar da mesa técnica promovida pela HIDROBR discutindo projeto, construção e operação de pilhas de rejeito e estéril a seco. Compartilhei aprendizados práticos sobre disposição de rejeitos, com foco em produtividade, controle de umidade, qualidade de execução e uso de tecnologias aplicadas. Trocas como essa fortalecem a integração entre engenharia e operação, contribuindo para soluções mais eficientes e seguras na mineração. Parabéns à HIDROBR pela excelente organização do evento.”
Como apoiadora do Workshop, a RETC Infraestrutura reafirma seu compromisso com o desenvolvimento de práticas que unem inovação, segurança operacional e responsabilidade ambiental, contribuindo ativamente para o avanço sustentável da mineração brasileira.